17 de agosto de 2013

Queijos e Vinhos

Os melhores anfitriões para qualquer recepção.
 

Uma boa mesa deve respeitar alguns princípios fundamentais, como variedade, qualidade, sabores, consistência e acompanhamentos.



 
Montar uma mesa de queijos e vinhos pode não ser tão simples quanto parece. um dos detalhes mais importantes é a temperatura dos queijos, que devem ser servidos a cerca de 18ºC e levados à mesa sem as embalagens, sobre uma base de madeira, vidro ou porcelana, de preferencia sem que haja contato entre as variedades.
nunca retire as cascas, nem corte os queijos em demasia. Procure manter os pequenos inteiro, e os de tamanho médios e grandes devem vir acompanhado de suas próprias facas. Em relação a variedade  ofereça ao menos cinco tipos, variando a matéria prima (de leite de vaca, búfala, ovelha, e cabra), O tipo (dura, branda e mole), e o estagio de maturação (fresco, meia-cura e curados).
Quanto aos vinhos, uma sugestão é usar ao menos quatro tipos: um branco seco, entre eles um Sauvignon Blanc; um tinto leve, como um Pinot Noir: um tinto encorpado, como um Shiraz australiano ou um Bordeaux; e um  doce, como um Porto, para o encerramento.
Para acompanhamento, os pães são fundamentais, assim como as frutas com polpa macia e não muito acidas(maçã, pera e pêssego), além de frutas secas ou cristalizadas, nozes e amêndoas. Reúna os amigos e delicie-se com todos estes sabores.
Um vídeo que ensina muito bem como cortar os queijos é do André Guedes mestre queijeiro.


 
fonte das imagens da internet
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Ao retornar você sempre encontrará novidades e receitas quentinhas saindo do forno.
Deixe o endereço do seu blog para que eu possa visitar você também.
Vivi