16 de março de 2012

VINHOS QUE FARÃO SUCESSO NA PÁSCOA


 


Data importante do calendário religioso, a páscoa é o momento de reunir amigos e familiares em torno da mesa - tradicionalmente repleta de pratos da gastronomia portuguesa, uma lembrança simpática de nossos colonizadores.

Entre os pratos, destaca-se o sempre apreciado bacalhau, um peixe generoso e que costuma se apresentar com diferentes facetas. A iguaria é capaz de se apresentar aos mais diferentes modos de preparo e é um dos raros exemplares de peixes que se harmoniza perfeitamente com vinhos brancos e tintos.
Curiosamente fala se sempre em vinho verde como combinação perfeita com bacalhau, mas existem outros que podem ser escalados para acompanhar o prato, comprotando-se de forma exemplar e muito elegante.
Entre as escolhas correta está um dos melhores vinhos de Portugal, o espetacular Esporão Private Selection Branco. companhia ideal para um clássico bacalhau. Curiosamente ele é elaborado com nobres uvas francesas - a Sémillon, dominante, combina cm as duas estrelas do Rhône: a Marsanne e a Rousanne, fermentadas em barricas de carvalho francês.
Outra opção interessante é o chardonnay do Novo Mundo, o ótimo Cemaschi Furlotti Chardonnay Reserva, um Chileno de alta gama com corpo e estrutura à alta de um bom bacalhau.
Se preferir os tintos, uma bela escolha seria o português Quinta de Castro Douro DOC, as uvas são cultivadas nas encostas escarpadas de uma das mais belas regiões vinícolas do mundo entre os vinhos da América, fique com o delicado MontGras Merlot Reserva, um tinto sofisticado e elegante.
E finalmente para os inevitáveis doces do feriado, como a Colomba Pascal E o insubstituível ovo de páscoa, fique com a família de portos da Quinta Santa Eufêmia - Tawny, Ruby, Vintage.
Fonte Artur  Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Ao retornar você sempre encontrará novidades e receitas quentinhas saindo do forno.
Deixe o endereço do seu blog para que eu possa visitar você também.
Vivi